O Encrolamento: Uma Conexão para a Vida: Parte 1
O encrolamento é uma técnica de junção usada para conectar dois componentes por meio de deformação plástica, por exemplo, por flanqueamento, apertão ou dobradura. A separação de uma conexão por encrolamento é apenas possível em um grau limitado. O encrolamento é frequentemente usado para a criação de conexões elétricas.
Nessa série de artigos em blog em duas partes, explicaremos a técnica e o processo com mais detalhes e respondemos a algumas perguntas-chave.
O que você deve saber sobre o encrolamento
O encrolamento é usado para criar uma conexão elétrica mecanicamente estável entre o condutor e o elemento de conexão - ou, em termos simples: Um conector é fixado a um cabo. Esse tipo de conexão é prevalente na eletrônica de alta frequência e nas telecomunicações porque oferece segurança de conexão e simplifica significativamente o manuseio. A conexão é feita aplicando pressão. Aqui, as matrizes de encrolamento são ajustadas com precisão ao conector e à seção transversal do fio para alcançar a deformação desejada e definida do elemento de conexão e do condutor. Quando realizado corretamente, o encrolamento cria uma conexão virtualmente hermética. A deformação do bocal de encrolamento e do condutor de fios finos cria uma estrutura que restringe a penetração de oxigênio e, portanto, é protegida contra a corrosão. Principialmente, existem dois tipos de conexões por encrolamento: abertas e fechadas. As conexões por encrolamento abertas são adequadas para processamento totalmente automatizado.
Diferentes materiais para diferentes conexões
Quais são os tipos de cabo?
- Condutor único: adequado para grandes quantidades de processamento semi - e totalmente automatizado com conexões por encrolamento
- Condutor redondo: apenas adequado para processamento semi - automatizado com conexões por encrolamento
- Cabo em fita plana ou cabo flexível plano (FFC): escolha preferida para cablagem interna
Preparação para o encrolamento
Terminologia que você deve conhecer:
- Fio: vários fios compõem um fio (também conhecido como fio Litz)
- Cabo: composto de vários fios/fios em um isolamento comum (também conhecido como cabo)
- Borda de encrolamento: a parte do conector a ser deformada
- Encrolamento de isolamento: borda de encrolamento para a área de isolamento
- Encrolamento de fio: borda de encrolamento para a área do fio
Durante a preparação, três coisas devem ser observadas:
- A seção transversal correta: A seção transversal dos fios e o diâmetro do isolamento devem ser adequados para o tamanho do contato a ser processado.
- Corte: Após o corte, a extremidade do fio único deve ser quase redonda. Se a extremidade do fio único for achatada durante o corte, os fios podem ser arrancados durante a retirada subsequente do isolamento.
- Dica: Se possível, use tesouras de cabo para o corte, não tesouras de fio.
- Retirada do isolamento: A faca de retirada do isolamento corta o isolamento, mas não deve danificar os fios individuais. Em seguida, o isolamento é retirado.
- Dica: Se possível, use facas em V, não facas planas
Nosso próximo artigo sobre controle de qualidade destacará o que pode dar errado durante o processo de encrolamento. O que já é muito claro é que você precisa das ferramentas certas para alcançar a conexão por encrolamento correta.
Naturalmente, as ferramentas necessárias são oferecidas pela Würth Elektronik:
- Ferramenta de encrolamento manual: Oferecemos ferramentas de encrolamento manual com matriz e auxílio de posicionamento, onde o enrolamento da borda de encrolamento é feito pela matriz de encrolamento.
- Ferramenta de encrolamento automática: Também oferecemos ferramentas de encrolamento totalmente automáticas. Aqui, a altura do encrolamento é definida diretamente e existe uma faca integrada para cortar o conector de encrolamento da tira de contato.
- Prensa IDC para cabo em fita plana: O encrolamento de cabos em fita plana requer uma abordagem diferente. É chamado de IDC (conexão por deslocamento de isolamento). Para essa conexão por deslocamento de isolamento, o cabo é simplesmente colocado no dispositivo e depois pressionado. A seção transversal do cabo não deve ser muito grande, o que o torna adequado para sinais, mas não para correntes mais altas.